Os golpes financeiros online estão cada vez presentes no mundo atual e também no Brasil, como mostrou pesquisa realizada pelo Datafolha. São várias as medidas que os usuários podem tomar para evitar serem vítimas desse tipo de crime, como é possível conferir na série de artigos antifraude da StarsPay.
Enquanto algumas sugestões são mais complexas, um aspecto simples da segurança online é a definição de senhas fortes. Seguindo alguns princípios, é fácil chegar a uma senha confiável para garantir que a vida dos criminosos seja dificultada para tentar invadir sua conta, por exemplo.
Confira as principais dicas
Cria senhas longas: quanto mais longa é a senha, mais difícil é a sua quebra através do método de força bruta, no qual todas as possibilidades são testadas. Um tamanho de pelo menos 12 caracteres é recomendado.
Evite palavras comuns ou referência óbvias: termos como seu nome e sobrenome, data de nascimento e sequências básicas como 123456 tornam a senha mais previsível e fácil de ser descoberta.
Use caracteres diversos: uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais (como @ ou $), aumentam a complexidade da senha. Assim, também dificultam a vida de golpistas.
Crie senhas únicas: evite utilizar a mesma senha para diferentes sites ou aplicativos, pois o vazamento de dados de um único local poderia dar acesso a várias plataforma. Sempre que possível, crie senhas únicas para cada site.
Usa autenticação de dois fatores: a autenticação de dois fatores traz uma camada extra de segurança além da senha, seja através de uma confirmação por celular ou aplicativo de autenticação, por exemplo. Assim, sempre que essa opção estiver disponível, deve ser utilizada, diminuindo o risco de invasões.
Troque suas senhas periodicamente: de tempos em tempos, é importante atualizar suas senhas. Dessa forma, caso haja um vazamento, a informação pode já ser antiga, evitando o problema.
Utilize serviços de biometria: hoje em dia, é bastante comum a possibilidade de acessar aplicativos e dispositivos através da biometria, seja através da digital ou leitura facial, por exemplo. Esse tipo de método pode impedir um acesso não autorizado.