Uma mensagem pode terminar em prejuízo para o usuário

Saiba Como Evitar o Golpe das Mensagens Falsas Sobre Encomendas

Em um mundo no qual cada vez mais transações são realizadas online, os golpistas seguem tentando criar formas de ludibriar as pessoas a realizarem pagamentos fraudulentos, passar dados sigilosos ou fazer o download de programas maliciosos. A melhor forma de se precaver contra esses tipos de fraudes é a informação.

Afinal, sabendo quais são os principais métodos utilizados, os consumidores podem diminuir muito a chance de serem enganados online. É por isso que a StarsPay conta com uma área de artigos antifraude, cheia de dicas e informações sobre os golpes mais frequentes. Após a “falsa central de atendimento” viralizar, dessa vez são as mensagens falsas sobre encomendas que viraram assunto nas redes sociais.

Como funciona o golpe?

A pessoa recebe uma mensagem, normalmente por SMS ou WhatsApp, dizendo que uma encomenda está retida na alfândega e pendente do pagamento de uma taxa para liberação. Atualmente, com cada vez mais compras realizadas online, é normal que o usuário esteja esperando de fato uma encomenda, o que ajuda a dar credibilidade para a falsa mensagem.

O texto também traz um link, com domínios que podem até parecer legítimos, como “rastreios.online” ou “pedidocorreios.online”, por exemplo. No entanto, ao clicar no link, o usuário é levado para uma página falsa, similar à dos Correios, onde está um código Pix que precisaria ser pago para a liberação da encomenda. Na verdade, o dinheiro é enviado para a conta dos golpistas, e o golpe é concluído.

A favor dos fraudadores está o fato de que muitas pessoas estão aguardando uma encomenda, além da aparência similar da página maliciosa, o domínio com palavras referentes a rastreio e o valor, que não costuma ser tão alto, ajudando o usuário a “baixar a guarda”. A boa notícia é que é muito fácil evitar esse tipo de golpe, tomando alguns cuidados básicos.

Como evitar

Primeiro, vale sempre ressaltar: qualquer mensagem recebida com link ou ligação inesperada de uma instituição devem ser vistas, automaticamente, com desconfiança. Esses são os métodos mais comuns dos golpistas nos dias atuais, mas as empresas não costumam enviar mensagens e links por esses métodos. Ainda que tudo tenha uma aparência legítima, vale lembrar que as fraudes estão cada dia mais elaboradas, por isso todo cuidado é válido.

Caso o usuário realmente queira verificar a situação de uma encomenda, os Correios possuem um aplicativo próprio e um site oficial. Segundo uma nota publicada pelos próprios Correios após o aumento de ocorrências desse tipo de golpe, “no aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços”.

Ou seja, nunca confie em um link recebido. Na dúvida, entre diretamente no aplicativo ou site, de preferência digitando o endereço no campo de seu navegador e conferindo as credenciais para garantir que está no lugar certo. Confira ainda outras dicas importantes para se proteger contras golpes online e conheça o golpe do “Pix errado”, que também se popularizou.