As criptomoedas ganharam muita popularidades nos últimos 15 anos

Saiba quais são as vantagens de realizar pagamentos com criptomoedas

Desde o lançamento do Bitcoin, em 2009, as criptomoedas rapidamente ganharam espaço no mundo financeiro. No início, a tecnologia da blockchain podia ser vista como algo de nicho, apenas para aficionados por novidades e pessoas que já tinham interesse no meio. Por outro lado, nos últimos 15 anos as moedas digitais se tornaram cada dia mais populares, passando a também fazer parte do noticiário e atingindo um público amplo, tanto da população em geral quanto de instituições financeiras.

Você trabalha com o mundo das criptomoedas e quer o auxílio de especialistas? Clique aqui e entre em contato com a StarsPay

O crescimento das exchanges facilitou a compra e venda das criptomoedas, que surgiram aos montes nesse período. Além disso, a educação do público sobre o funcionamento das moedas digitais também ajudou a estabelecer essa tecnologia como uma alternativa viável aos meios de pagamento tradicionais. Nos setores e estabelecimentos nos quais criptomoedas são aceitas, entre eles vários de eCommerce, os usuários contam com diversas vantagens para optar por esse método. Confira algumas abaixo:

Velocidade

No Brasil, por exemplo, o Pix aparece como uma forma de transferência financeira segura e imediata, movimentando bilhões de reais, assim como acontece com o SPEI no México. No entanto, em outros países e em situações como as operações bancárias internacionais, por exemplo, a velocidade é um ponto a favor das criptomoedas. Ao invés de precisar esperar por dias, uma transação pode ser concluída em segundos ou minutos, dependendo da rede utilizada, mesmo que envolva dois ou mais países diferentes.

Descentralização

Esse é um dos principais pontos que rege o mundo das criptomoedas e que gera, por consequência, várias das outras vantagens no uso das moedas digitais. Através da tecnologia da blockchain, o funcionamento das “criptos” não depende de uma entidade central, como acontece nos métodos tradicionais. As transações não passam por uma única instituição reguladora, o que gera mais autonomia aos usuários. Isso pode ser especialmente importante em países com regimes autoritários ou forte regulamentação financeira, onde há maior controle sobre o acesso ao sistema bancário, permitindo maior liberdade econômica.

Custo de transação

Outro aspecto no qual as criptomoedas se destacam é no custo da transação. Novamente, isso dependerá da moeda e rede escolhidas, e precisa ser analisado caso a caso. No entanto, em geral as taxas cobradas por transferências de criptomoedas são menores do que as taxas bancárias tradicionais, principalmente em situações nas quais é necessário utilizar um intermediário bancário. A diferença é ainda mais relevante em transações envolvendo moedas diferentes, nas quais os caminhos tradicionais também costumam trazer taxas de câmbio.

Segurança

Em métodos bancários tradicionais, como cartões de crédito e o próprio Pix, não faltam métodos de fraude, através dos quais os golpistas podem obter dados sigilosos e causar grande prejuízo. No mundo das criptomoedas, como em qualquer área que envolve dinheiro, cuidados também são necessários por parte dos usuários. Não compartilhar informações confidenciais e tomar cuidado com vírus e tentativas de phishing são alguns dos pontos que exigem atenção.

A tecnologia, por outro lado, é altamente segura e conta com criptografia para a proteção dos dados. Por ocorrerem na blockchain, as transações são imutáveis, ou seja, não podem ser falsificadas. Além disso, o sistema é descentralizado. Isso significa que um ataque hacker não conseguiria as informações de uma infinidade de clientes de uma vez, por exemplo, como pode acontecer em métodos tradicionais, nos quais existe um ponto central.

Privacidade

Um ponto que também atrai pessoas para a utilização das criptomoedas é a privacidade que o método permite. Os usuários são identificados apenas através de endereços, não sendo necessário o compartilhamento de suas informações pessoais, como aconteceria com um banco tradicional. Em um contexto no qual a proteção dos próprios dados é cada vez mais importante, o uso das moedas digitais pode servir para que os usuários protejam sua privacidade financeira.

Alcance global

Para poder realizar transações com criptomoedas, uma pessoa precisa apenas ter acesso à internet e um smartphone, por exemplo. Assim, esse modelo de transação tem a capacidade de alcançar mais pessoas do que o tradicional sistema bancário, que, apesar de sua escala global, ainda não atinge toda a população. Isso possibilita a inclusão de mais pessoas em uma via de transações global, facilitando a transferência de valores entre diferentes países e trazendo mais conveniência ao processo.

Entre em contato agora com o time comercial da StarsPay através do email: [email protected] e entenda como podemos fazer a diferença na sua empresa.