O Pix foi lançado pel Banco Central (BC) do Brasil em outubro de 2020 e, rapidamente, caiu no gosto dos brasileiros, gerando uma verdadeira revolução no cenário dos meios de pagamentos com seu funcionamento instantâneo, fácil e ininterrupto. Em abril deste ano, foi inclusive definido o novo recorde de transações em um dia, com 201,6 milhões de operações.
No entanto, é claro que essa popularidade atraiu também fraudadores, que tentam se aproveitar de vulnerabilidades das pessoas para passar golpes através da ferramenta. Como o sistema, em si, é seguro, essas pessoas se utilizam de métodos de engenharia social para induzir os usuários ao erro e a realizar transferências para uma conta que não corresponde à real intenção do remetente.
Cuidados para não cair no golpe mais comum do Pix
Vários métodos são utilizados pelos fraudadores, seja criando falsos anúncios de vendas, substituindo um QR Code legítimo ou se passando pelo funcionário de uma empresa real. Ao mesmo tempo, alguns cuidados simples podem evitar que o usuário caia nesse tipo de golpe, e devem ser observados sempre que for necessário realizar uma transação.
Quando a chave é digitada no aplicativo de banco do usuário, seja ela um telefone, email, CPF, Pix copia e cola ou QR Code, é possível conferir o nome da pessoa ou empresa para quem a transferência será realizada. Desconfie sempre que estiver comprando um produto ou serviço de uma empresa e o Pix para transferência for de uma pessoa física.
A grande maioria das empresas utiliza plataformas de pagamento ou seu próprio CNPJ, de pessoa jurídica, como destino das transferências. Ao se deparar com um Pix para pessoa física enquanto tem a intenção de transferir para uma empresa, vale acender o alerta e buscar, através de canais oficias verificados, se as informações procedem.
Em alguns casos, principalmente se tratando de microempreendedores ou trabalhos menores realizados por um prestador de serviços, pode acontecer que o Pix seja de uma pessoa física de forma legítima. Nessas situações, confira com cuidado se o nome que aparece como destinatário é o mesmo da pessoa com quem você negociou. Caso haja discrepância, confirme novamente com a pessoa ou alguém de sua confiança. Com os cuidados necessários, o Pix pode ser usado de forma completamente segura.
Está desconfiado e gostaria de conferir se pode estar sendo vítima de um golpe? A StarsPay pode te ajudar. Entre em contato através do [email protected], que possui um retorno em até 24 horas úteis.
Veja o vídeo da StarsPay com dicas para não cair em golpes