O pagamento instantâneo é um método de transferência de dinheiro que permite que fundos sejam movidos de uma conta para outra em questão de segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Um exemplo amplamente conhecido é o Pix, que foi implementado pelo Banco Central do Brasil e rapidamente se tornou o método mais utilizado por muitos brasileiros. Outro exemplo é o SPEI, de funcionamento similar e implementado no México.
Nos últimos anos, os pagamentos instantâneos estão revolucionando a maneira como as pessoas e empresas lidam com dinheiro. Eles proporcionam maior eficiência e conveniência, facilitando as transações comerciais e trazendo maior flexibilidade para todo o sistema.
Você sabe como funciona esse sistema? Confira abaixo os principais componentes
Identificadores de Pagamento
- Chaves Pix: Identificadores que podem ser usados para direcionar os pagamentos de forma rápida e simples, como CPF/CNPJ, número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória.
- QR Codes: Podem ser estáticos (para múltiplos pagamentos de mesmo valor) ou dinâmicos (para pagamentos específicos com informações variáveis).
Infraestrutura de Pagamento
- SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro): O sistema que interliga as instituições financeiras e de pagamento.
- DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais): Gerencia as chaves Pix e assegura que os dados associados às chaves estejam corretos.
O passo a passo do pagamento instantâneo:
- Iniciação: o usuário inicia uma transação através do aplicativo do seu banco ou instituição de pagamento. Ele pode digitar uma chave Pix, escanear um QR Code ou inserir manualmente os dados do destinatário.
- Autenticação e Autorização: a instituição financeira do pagador autentica a identidade do usuário e verifica se há saldo suficiente. A seguir, a transação é autorizada pela instituição financeira do pagador.
Envio de Instruções: a instituição financeira do pagador envia as instruções de pagamento para o SPB. O SPB processa a transação e notifica a instituição financeira do destinatário.
Recebimento de Fundos: a instituição financeira do destinatário recebe a notificação e credita o valor na conta do beneficiário. Neste caso, tanto o pagador quanto o beneficiário são notificados sobre a conclusão da transação.
Quais as vantagens do Pagamento Instantâneo?
São diversas as vantagens do pagamento instantâneo, o que explica o sucesso absoluto de métodos como o Pix e o SPEI. No passado, era necessário aguardar, às vezes dias, para a conclusão de uma transferência, que só poderia ser realizada em certos horários. Agora, no caso do pagamento instantâneo as transações ocorrem em segundos, a qualquer hora do dia e todos os dias do ano.
Outro ponto é o custo, já que as transações são mais baratas do que outros métodos de transferência ou até gratuitas. A simplicidade e comodidade também se destacam, sendo possível utilizar chaves simples e realizar ações em tempo real através de aplicativos de banco, ao invés de precisar decorar números de conta e agência, por exemplo.
Junto com os pagamentos instantâneos, surgiram também preocupações váliads sobre a segurança do sistema. Esse é outra vantagem desse método, já que os dados são criptografados durante a transferência. Além disso, as transações são monitoradas em tempo real para detectar atividades suspeitas, o que aumenta a confiabilidade do processo.