Em um mundo no qual cada vez mais transações são realizadas de forma eletrônica, os tipos de golpes mais comuns também ganharam novas táticas. Após aprender como evitar uma das fraudes mais comuns envolvendo Pix, outro ponto no qual vale prestar muita atenção para não ser vítima de golpistas é nas ligações recebidas.
Uma das estratégias mais utilizadas é a engenharia social, que inclui se passar por outras pessoas ou empresas confiáveis, induzindo o usuário a passar dados confidenciais. Por exemplo, em algum momento você já deve ter recebido uma ligação na qual uma voz, automatizada ou não, pedia confirmação sobre uma compra feita em seu cartão.
A primeira reação de qualquer pessoa é se assustar e querer mais informações. Muitas vezes, os golpistas possuem até dados legítimos das vítimas, fazendo com que a ligação pareça ainda mais real. A partir daí, conseguem se aproveitar da vulnerabilidade para obter outras informações como senha e número do cartão, possibilitando que o golpe seja consumado.
A regra de ouro
Ainda que esse tipo de fraude se torne a cada dia mais elaborada, vale seguir uma regra fundamental: nenhum banco ou instituição financeira liga para seus clientes pedindo dados ou senhas. Desconfie de qualquer ligação, ainda que venha de um número que pareça confiável. Se você atendeu e, durante a conversa, o suposto atendente pediu qualquer dado confidencial, desligue imediatamente.
Caso você queira entrar em contato com seu banco ou outra instituição, realize você mesmo a ligação para um número verificado ou através do aplicativo oficial, por exemplo. Nunca passe sua senha para qualquer pessoa. Um atendente legítimo nunca pedirá sua senha através de qualquer método de comunicação.
Isso inclui a StarsPay, que não entra em contato com seus clientes através do telefone para pedir informações. Se você desejar falar com o suporte ou receber atendimento, envie email para [email protected], que o retorno acontecerá em até 24 horas úteis. Na dúvida, sempre desconfie e entre em contato com a instituição que deseja, por meios oficiais, para confirmar.
Veja o vídeo da StarsPay com dicas para não cair em golpes